Há três meses, realizei o último programa do ano 2023, O PODER DO ESPORTE, cujo tema foi “Esportes x Midia e seu impacto na sociedade”
O evento contou com a participaram de cinco jornalistas para falar do assunto. Levantei o problema dos Esportes Masters e da falta de divulgação na mídia em geral.
Queria saber o motivo pelo qual as emissoras não divulgavam os campeonatos Masters e seus respectivos atletas. Em uma época em que se fala tanto de idadismo, de envelhecimento, de inclusão, de reconhecimento da mudança do conceito de idade, por que a mídia ainda não dá a devida atenção a esse segmento?
O debate foi amplo e muito interessante. A conclusão a que se chegou foi que a falta de audiência e relevância advém da total falta de interesse das empresas em patrocinar tais eventos. Desconhecem o mercado que existe por trás desses megaeventos.
Esportes Masters esquecidos pelos canais de comunicação esportiva
Os atletas Masters sempre foram invisíveis. E, no entanto, é o segmento que mais cresce.
O campeonato mundial de natação Master cresceu estrondosamente. Hoje, um mundial de natação master, organizado pela World Aquatics (ex-FINA) não conta com menos do que 10 mil nadadores.
O próximo será em Doha de 23 de fevereiro a 03 março 2024. Vamos aguardar para conhecer os números.
Regidos pela International Masters Games Association (IMGA), os World Masters Games estão abertos a esportistas de todas as modalidades e da maioria das idades – o critério de idade mínima varia entre 25 e 35 anos. É um evento multiesportivo internacional realizado a cada quatro anos que, em termos de número de competidores, se tornou o maior de todos. Segue abaixo o link para visualizarem os Jogos em 2017.
(2) IMGA | World Masters Games Auckland 2017 – Thank You ! – YouTube
O primeiro WMG foi realizado em Toronto em 1985 e contou com a participação de 8.300 atletas.
Em 2002 em Melbourne, houve a participação de 24.886 atletas. Aliás, participei desse evento e posso assegurar que nunca vi nada de tão emocionante. Tudo foi organizado de forma perfeita e a adesão da cidade ao evento foi de 100%.
Em 2017, o WMG aconteceu em Auckland, Australia, e contou com 28.578 atletas.
Em 2027, o evento será realizado em Kansai, Japão, e as expectativas da adesão dos competidores são mais de 50.000 atletas masters.
Vocês ouviram ou viram alguma divulgação pelos canais de comunicação de tais eventos?
Agencias contratam modelos acima de 40 anos para publicidade
A tendencia atual na Europa é a contratação de modelos acima de 40 anos para trabalhar com desfile e publicidade para produtos de beleza, comerciais para portais imobiliários, gastronomia ou até mesmo moda para lojas online.
As possibilidades são incrivelmente variadas e, como resultado, é possível construir-se e estabelecer-se como modelo, mesmo na velhice.
O mercado de modelos mais maduros está se tornando cada vez mais importante, especialmente devido à mudança demográfica.
Essas pessoas estão sendo requisitadas nas campanhas de comunicação de grandes marcas. Muitos homens e mulheres com mais de 40 anos posam em frente às câmeras.
Hoje, as pessoas com mais de 40 anos representam mais de um quarto da população francesa.
Este é um alvo central significativo para certos mercados de alimentos, prêt-à-porter e cosméticos, que, ao valorizar a idade dos longevos, estão mudando mentalidades.
Esse súbito interesse pela “geração de prata” possibilita:
- Lutar contra os estereótipos sobre a velhice
- Transmitir a confiança do produto ao consumidor
Além disso, sob os holofotes e cercado por uma nova rede profissional, tornar-se embaixador da marca melhora a autoestima.
Muitas vezes negligenciados pelo mercado de trabalho, os idosos são as novas estrelas das passarelas. É por isso que entrar na modelagem aos 60 anos é uma oportunidade de sobreviver.
A profissão de modelo pode ser exercida de forma permanente ou ocasional. Assim, dependendo do tipo de contrato de trabalho, da agência e da sua experiência, o salário do modelo sênior varia.
A título indicativo, a remuneração bruta mínima é de 95,60 euros por hora.
Há adicionais de 50 a 100% do bruto para sessões de fotos em lingerie ou nude.
Campanhas publicitárias influenciam diretamente no consumo
Através de campanhas criativas, mensagens persuasivas e uma ampla exposição, a publicidade exerce um grande impacto no consumo.
A publicidade cria conscientização sobre produtos e serviços. Através de anúncios em diferentes canais de comunicação, como televisão, rádio, internet e outdoors, as empresas se esforçam para alcançar um público amplo e criar um reconhecimento da marca. Essa conscientização é fundamental para incentivar as pessoas a considerarem um produto ou serviço ao fazer suas escolhas de consumo.
Outro efeito da publicidade no comportamento do consumidor é a criação de necessidades e desejos, muitas vezes apelando para o aspecto emocional. Através de apelos emocionais, como histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade estimula o desejo e a vontade de adquirir um produto ou serviço.
Campanhas publicitárias têm um impacto significativo na nossa percepção de beleza e juventude
O culto ao corpo perfeito ou à saúde de ferro é transmitido principalmente através da juventude, treinadores desportivos ou através de programas desportivos na Internet destinados apenas a uma categoria muito específica de pessoas, 16-40 anos. Este é um período em que o corpo deve estar no meio de sua forma, quando os programas ainda podem ser genéricos sem causar muitos transtornos. No entanto, eles não são recomendados porque não estão adaptados aos perfis de todos.
Sem falar nas centenas de aplicativos esportivos que prometem um corpo perfeito em poucas semanas, abdominais visíveis ou até mesmo nádegas torneadas em 20 minutos por dia, com propagandas cada vez mais atraentes com modelos jovens e arrojados. O culto da beleza, o culto da juventude ainda são os princípios dominantes.
As campanhas publicitárias podem trabalhar em 3 eixos:
Movimento positivo para o corpo: Campanhas publicitárias focadas no positivismo corporal incentivam a autoaceitação e a diversidade corporal.
Por exemplo, a campanha Aerie Real da marca de roupas americana Aerie utilizou modelos plus size, exibindo suas tatuagens e pequenas imperfeições para quebrar os códigos tradicionais de beleza feminina. Essas imagens ajudaram as mulheres a se sentirem mais satisfeitas com seus próprios corpos e ajudaram a promover a autoaceitação.
Reduzir a pressão social: Ao mostrar uma maior diversidade de corpos nos anúncios, estas campanhas podem reduzir a pressão social sobre a aparência física.
Efeito nas vendas: Campanhas positivas para o corpo também podem ser um argumento de marketing eficaz para as marcas. Depois de ver esses anúncios, muitas pessoas ficam mais propensas a comprar produtos da marca e a apoiá-la.
Mais da metade dos idosos não se sente representada pela publicidade, revelou uma pesquisa da Nielsen, realizada em 2015.
Isso é resultado de uma população que envelheceu de modo diferente: diversificada, com maior expectativa de vida, mais acesso aos serviços de saúde e à tecnologia.
Em suma, as campanhas publicitárias têm o poder de remodelar as nossas ideias sobre beleza e juventude e podem desempenhar um papel positivo no incentivo à autoaceitação e à diversidade.
Empresas, publicidades, mídia e o impacto nos esportes
Até 2070, espera-se que as pessoas com mais de 65 anos representem 29% da população: os idosos representam um mercado em expansão!
Se esse alvo é tão cobiçado pelas marcas, é pelo seu potencial. De fato, com um poder aquisitivo superior ao de outras gerações, os idosos estão em um período da vida propício ao consumo.
As empresas estão descobrindo o nicho dos Sêniores.
Contratam publicidade voltada para esse segmento usando modelos para campanhas publicitárias de seus produtos e marcas.
As vendas, à priori, aumentam proporcionalmente ao número de idosos que se faz cada vez maior. A cada 21 segundos nasce um 50+.
O uso da imagem dos seniores quebrará paradigmas em relação à juventude e beleza? Talvez. Ou, no mínimo, haverá maior inclusão de um segmento que sempre foi descartado. Os estigmas mudam.
Com isso o olhar da sociedade se amplia. Surgem os sêniores nos esportes. E também os meios de divulgá-los pois vão gerar impacto e vendas.
Quero crer que os Esportes Masters e seus atletas, um dia, também serão menos discriminados (sobretudo, as mulheres), mais valorizados e serão objetos de estudos mais aprofundados para entender essa perfeição do corpo que nos leva a feitos inimagináveis onde a idade é apenas um detalhe.
A vida não permite um passo para trás. É um moto contínuo. É o único elemento que nos faz ir adiante.
As empresas estão acordando. A publicidade está integrando.
Os meios de comunicação serão sacudidos pelos “pratas”.
Eis um argumento a mais para que as empresas incluam as atividades físicas e os esportes ao seu dia a dia, à sua cultura.
Esportes Masters e seus atletas farão sim, parte do show!
Esportes são a solução.
Atletas Masters são o exemplo!